Os Sete Pecados Capitais

Autor: Sete autores
Co-Autor: Jô Andrade, Francisco Aranda Gabilan, Marcus de Mario, Izaias Claro, Roosevelt Tiago, Wellington Balbo e Rogério Coelho
R$42,00 R$20,00
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O objetivo deste trabalho é o de estudar os Sete Pecados Capitais, imprimindo sobre eles uma visão Espírita.

Desta forma, podemos ter um estudo sobre cada um destes vícios de comportamento e tendo um parecer sobre sua origem, identificação e tratamento. Gula, Luxúria, Avareza, Ira, Inveja, Preguiça e Orgulho, são estudados pelos autores que também são palestrantes atuantes no Movimento Espírita Nacional, possuindo assim, credibilidade e experiência para abordarem o assunto. Jô Andrade, Francisco Aranda Gabilan, Marcus de Mario, Izaias Claro, Roosevelt Tiago, Wellington Balbo e Rogério Coelho, integram os autores desse trabalho, que certamente, será muito útil aos seus leitores. As tradições dos Pecados Capitais se perdem na história antiga da humanidade e assim, merecem atenção e um estudo que nos auxilie seu entendimento e acima de tudo, a identificação deles em nós. Uma obra belíssima na sua apresentação e comcaracterísticas únicas, pois cada autor foi, cuidadosamente eleito, para cada um dos “pecados” que deveria estudar, sempre guardando fidelidade aos estudos edificados por Allan Kardec.

A Solidum Editora reuniu sete de seus autores e apresenta a obra: Os Sete Pecados Capitais. Cada autor expõe sobre um desse vícios, tenha aqui uma degustação:

O termo Pecados Capitais, é tão antigo quanto o Cristianismo, onde algumas evidências atingem a Idade Média, tendo seu início como uma forma de estabelecer uma classificação de vícios. 
A expressão “Capital” tem relação como sendo esses a origem ou base para outros vícios. Esse termo deriva do latim caput, que significa cabeça ou líder, isso quer dizer que essas sete infrações ou vícios, são as “condutoras” de todas as outras viciações.
Com o passar do tempo, foram adotados por várias religiões, mas eles só foram formalizados e inseridos na cultura do Catolicismo no século VI, quando o Papa Gregório Magno, tomando por base as Epístolas de São Paulo e motivado pela cultura antiga, definiu como sendo sete os principais vícios de conduta, sendo eles: 

1. Gula 
2. Luxúria 
3. Avareza
4. Ira
5. Inveja
6. Preguiça 
7. Orgulho

A lista só se tornou “oficial” na Igreja Católica no século XIII, com a Suma Teológica, documento publicado pelo teólogo Tomás de Aquino. Porém, somente no século XIV alcançou sua popularização, rompendo as barreiras da religiosidade e sendo adotado por artistas, escritores e outros formadores de opinião, que vendo sentido na proposta, deram validade a ela.
Em curto espaço de tempo, as ideias dos Pecados Capitais, apesar dos grandes obstáculos para a circulação da informação, atingiram as religiões e a cultura humana geral, ganhando a aceitação popular. 

Como já dito e pelos registros que temos sobre o início dessa catalogação de vícios primários, aprendemos que eles não foram fundamentados pela Bíblia, embora encontremos em Provérbios, em seu capítulo 6 e versículos de 16 a 19 o seguinte texto: 

“Estas seis coisas aborrecem o Senhor, e a sétima sua alma abomina; olhos altivos, língua mentirosa e mãos que derramam sangue inocente, coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal; testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos”.

Podemos observar assim, que existe uma relação sólida entre a cultura dos Pecados Capitais, como vícios primários, colhidos na antiguidade e os apontamentos Evangélicos. 
É desta maneira que podemos perceber, que a busca do homem de conhecer a si mesmo, seus vícios, identifica-los e estabelecer métodos para promover a reparação da própria conduta, se perde no tempo. 

Importante, da mesma forma, evidenciar que a palavra “Pecado” deve ser entendida, obedecendo a sua definição original, que significava qualquer desobediência à vontade de Deus, ou qualquer conduta contrária as Leis Naturais ou Divinas. 
No hebraico e no grego comum, as formas verbais significam "errar", no sentido de “não atingir um alvo”, ideal ou padrão. Em latim, o termo é vertido por “peccatu”, assim, vemos que ele existe nas civilizações e culturas mais remotas.
No próprio Evangelho, encontramos uma especificação de pecado, em 1 João 3:4, onde lemos: "Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei."

A força da palavra pecado é tão popular e inserida em nossa cultura, que mesmo não sendo uma palavra de origem Espírita, ela é encontrada várias vezes nas Obras Básicas, certamente para facilitar o entendimento de cada questão a ser estudada. Mesmo que conduzida para uma acepção adequada da palavra, aproveitam o que já está inserido na cultura coletiva, apenas ajustando sua definição. 

Ainda estabelecendo uma ligação, a título de estudo, dos sete Pecados Capitais na cultural geral da civilização e no Evangelho, importante citar o número 7. 
O número 7 é considerando o da perfeição, tanto é que, alegoricamente, Deus abençoou o sétimo dia no processo de criação e reservou-o como “sagrado”, inteiramente dedicado a Ele. O 7 é o número da plenitude cíclica no hebraico antigo. O número 7 é mencionado 323 vezes na Bíblia, o que no mínimo, merece um estudo sério pela simbologia que ele encerra. 

Embora os Pecados Capitais não tenham sua origem no Evangelho, encontramos nele a sustentação para cada um dos vícios....

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